segunda-feira, 23 de maio de 2011

GRAÇA IRRESISTÍVEL (CHAMADO EFICAZ)

Por 

Silas Roberto Nogueira

Efésios 2.1-10

C
hegamos ao quarto ponto da soteriologia reformada, a Irresistível Graça ou Chamado Eficaz. Essa doutrina afirma que o Espírito Santo nunca falha em seu objetivo de trazer à fé em Cristo aqueles que o Pai escolheu desde a eternidade e por quem Cristo, o Filho, deu a Sua vida. Geralmente, há duas objeções comuns a essa doutrina. A primeira é pensar que ela implica em coerção por parte de Deus para que alguém seja salvo. A segunda objeção refere-se ao fato de que a Bíblia mostra algumas pessoas resistindo ao Espírito Santo. A passagem da conversão de Lídia (At 16.13-15) responde as duas objeções levantadas de modo simples e eficaz. O texto mostra que Lídia recebeu a Cristo de modo voluntário, sem coerção de sua vontade, mas que isso se deu em razão de Deus tê-la feito disposta ao evangelho, abrindo o seu coração, v.14. Portanto, nós não afirmamos que as pessoas são salvas contra a sua vontade, mas como Paulo afirmou dos crentes de Roma, cada um vem à obediência ao Senhor “de coração” (Rm 6.17). A Confissão de Fé Batista de 1689 diz que os que são chamados eficazmente “vêm a Cristo espontânea e livremente, porque a graça de Deus lhes dispõe o coração para isso”.[1] Quanto à segunda objeção, voltemos ao caso de Lídia. Antes, é preciso dizer que há duas espécies de chamado, um é o chamado geral, dirigido a todos os homens e outro é o chamado eficaz, que é dirigido aos eleitos. Note que Paulo expõe o evangelho a outras mulheres além de Lídia (At 16.13). A pregação é um chamado externo, ao qual o homem pode e frequentemente resiste. A pregação de Estevão, por exemplo, era poderosa, contudo os ouvintes resistiam à aceitação da sua mensagem (At 7.51). Não importa quão persuasivo possa ser o pregador, poderia até mesmo o próprio Cristo (Lc 13.34) ou quão solene seja mensagem (At 7.51), os rebeldes não se submeterão (Is 65.1-7; Rm 10.21). Para que haja uma resposta positiva por parte do homem ao evangelho, algo tem que ocorrer no homem. O texto da conversão de Lídia mostra de modo inequívoco que houve uma chamada geral a todas as pessoas que ouviam, mas somente no caso de Lídia houve uma chamada eficaz, interna, que resultou na aceitação do evangelho. É sobre essa Chamada Eficaz que estudaremos juntos, tendo por base Efésios 2.1-10. Esse texto pode ser dividido em três partes: a primeira revelando o que éramos (v.1-3), a segunda, o que somos em Cristo (v.4-6) e a terceira, o propósito divino em nos salvar pela Sua graça (v.7-10). Desse trecho podemos extrair as seguintes lições:

1.    O CHAMADO EFICAZ É NECESSÁRIO POR CAUSA DO PECADO, v.1-3
Focalizando a primeira parte, está claro que o Chamado Eficaz se faz necessário em virtude do fato que os homens estão mortos em seus delitos e pecados. Nesse estado os homens são descritos como pessoas cujo entendimento é obscurecido (Ef 4.18) ou inimigo (Cl 1.14), cujo coração é duro (Ef 4.18b) e insensível (Ef 4.19), pessoas que estão sob a influência do maligno (Ef 2.3). Não é uma questão de poder ouvir o evangelho, mas definitivamente de não querer receber a sua mensagem (Jo 5.41) por amor às trevas (Jo 3.17). Se não houver um Chamado Eficaz, os homens perseverarão em sua condição deplorável e condenável assim como Lázaro estava em sua sepultura em decomposição até ser vivificado por Deus para ouvir o soberano e doce chamado: “Lázaro, vem para fora” (Jo 11.43). Todo sistema soteriológico que se conforma ao que a Bíblia diz sobre como o pecado afetou o homem, reconhecerá a necessidade de um Chamado Eficaz para a sua salvação.

2.    O CHAMADO EFICAZ É UM ATO SOBERANO DE DEUS, v.4-6
A segunda parte do texto que estamos estudando focaliza o que somos em Cristo e isso nós devemos a uma ação soberana e sobrenatural da parte de Deus – “mas Deus” (v.4). Esse chamado sobrenatural é descrito como sendo:
a)    vivificação espiritual, v. 5,6. O texto que estamos estudando diz “nos deu vida” (v.5) que implica em uma ressurreição (v.6) espiritual. O que Paulo diz aqui é que nossa ressurreição espiritual foi efetivada na ressurreição de Cristo. Nós estávamos mortos, Deus nos chamou à vida assim como chamou à vida o Seu Filho. Os tempos dos verbos deixam evidente a eficácia do chamado divino. Fomos despertados do sono da morte pelo Deus da vida. Essa vivificação espiritual é a regeneração que o Espírito Santo opera em nós, Tt 3.5 (Jo 3).
b)    iluminação espiritual, 1,17,18. Do mesmo modo que Deus soberanamente ordenou “haja luz” nas trevas primevas, e luz se fez (Gn 1.3), assim também ordenou que nossos corações entenebrecidos fossem iluminados. Nós éramos trevas (Ef 5.8) não fosse ação soberana de Deus em iluminar-nos, ainda seríamos trevas. Por isso Pedro diz Deus nos “chamou das trevas à sua maravilhosa luz” (1 Pe 2.9).  A luz que brilhou no caminho de Damasco não foi apenas exterior, mas atingiu as profundezas do coração de Paulo iluminando todo o seu ser, At 9 (26.18).

Há dois fatos importantes aqui, o primeiro é essa ação é simultânea, quando Deus nos chama eficazmente, nos vivifica e ilumina, Ef. 5.13,14. O segundo fato é que essa ação é mediada pela pregação, At 17.1-4 (cf 1 Pe 1.23) e pela ação poderosa do Espírito Santo (1 Ts 1.5).

O terceiro ponto a ser destacado aqui é que o chamado é eficaz por causa da onipotência divina nele envolvido:

c)   poder de Deus em ação, 2.5,6; 1.19. As expressões “nos deu vida juntamente com” (5) e “juntamente com ele, nos ressuscitou” (6) querem dizer que o mesmo poder que operou a ressurreição de Cristo operou a nossa ressurreição espiritual. Em Efésios 1.19 Paulo se refere a esse poder em termos superlativos, pois a ressurreição espiritual é um ato da onipotência divina.  
Assim como o filho da viúva de Naim foi trazido da morte para a vida, assim nós somos trazidos da morte espiritual para vida em Cristo pelo poder de Deus. Somente Deus tem poder de vivificar os mortos, chamando as coisas que que não existem à existência (Rm 4.17).
 
3.    O CHAMADO EFICAZ RESULTA NA CONVERSÃO E NOS SEUS FRUTOS, v. 8-10
O terceiro ponto a ser destacado é que o Chamado Eficaz implica em novas afeições.[2] A vivificação espiritual que Deus produz em nós pelo Seu Espírito e por Sua Palavra inclui novas afeições, em outras palavras, inclui um “novo coração” que se volta para Deus, Ez 36.26,27. Esse novo coração é inclinado para Deus (Rm 8.5). O Chamado Eficaz resulta infalivelmente em: 
a)   Arrependimento e fé, v. 8. Estou seguindo essa ordem levando em consideração as palavras de Paulo aos presbíteros de Éfeso (At 20.21). Depois, o lugar em que se estava precede o lugar a que se vai. Contudo, a ordem aqui é lógica, não cronológica. Arrependimento (fazer meia volta, dar as costas ao pecado) e fé são graças simultâneas que Deus nos concede no Chamado Eficaz. Uma não vem sem a outra. Arrependimento e fé é resultado do Chamado Eficaz, não a sua razão, v. 9. São evidência da regeneração, não a sua causa. São ações nossas como resultado daquilo que Deus operou em nós. Em outras palavras, a regeneração é um ato de Deus, a conversão é um ato nosso, para o qual Deus nos habilitou quando nos chamou eficazmente. Portanto, a conversão de uma pessoa é resultado do Chamado Eficaz, como podermos ver no caso de Lídia (At 16.13-15) e em todos os outros casos.   
b)   Implica em boas obras, v. 10. Há uma ordem lógica aqui – boas obras seguem ao Chamado Eficaz. Note as palavras de Paulo – “somos feitura dele”, isto é, só somos habilitados às boas obras depois de termos sidos criados de novo por Deus (Jo 3). A ordem das palavras no original enfatiza a ação criadora de Deus e deveria estar assim “pois dEle somos feitura” (cf. “novo homem, criado segundo Deus”, Ef 4.24). Toda boa obra flui da poderosa operação do Espírito Santo em nós. Parafraseando Calvino, essas palavras deveriam fazer cessar todo o cacarejar daqueles que acham que possuem algum mérito. Todo aquele que crê em Deus deve aplicar-se na prática do bem (Tt.3.8). As boas obras não são meros acompanhamentos incidentais à vida cristã, fazem parte do plano eterno de Deus para seu povo – “as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas”.

Nossa conversão e os seus frutos fluem do Chamado Eficaz. Sem esse chamado, não somente continuamos mortos, mas nossas obras são igualmente obras mortas. Quando Deus nos chama eficazmente, nos habilita não somente à vida, mas a uma vida que dá frutos cujo aroma é o agradável cheiro de Cristo.

Conclusão

Ninguém diz não a Deus. O puritano Thomas Watson (1620-1686) refere-se à Chamada Eficaz nos seguintes termos “Deus segue em frente conquistando na carruagem de Seu evangelho... Conquista o orgulho do coração, e faz a vontade que se manteve como um Fort Royal contra Ele se entregar e se inclinar à sua graça; faz o coração duro sangrar. Oh, é um chamado poderoso!” Deus para à porta das nossas sepulturas, onde jazemos em delitos e pecados, cheirando mal, e clama soberana e poderosamente: “vem fora!”. Saímos do sepulcro onde estávamos envolvidos nos trapos mortuários da nossa justiça própria para sermos vestidos com o puro linho da justiça de Outro; Saímos do sepulcro não por nossas próprias forças, mas pelo poder dAquele que nos chama. Temos Aquele que nos chama como irresistível e o desejamos tão ansiosamente como a corça deseja as fontes de água ou como o guarda deseja o romper da manhã! Dizemos a Deus, Tu és “o amado de minh’alma” (Ct 1.7). Quando somos chamados eficazmente buscamos glorificar a Deus e nEle encontramos a nossa alegria para sempre. 

___________________________

[1] Confissão de Fé Batista, cap. X.1.
[2] Faço uso do termo afeições com o sentido muito próximo àquele que Jonathan Edwards lhe dava. 
___________________________
Quarto sermão da série As Doutrinas da Graça expostos na Comunidade Batista da Graça, Suzano/SP. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário